Blog

Agro-Indústria – Conceito, o que é, e o seu significado.

Os produtos do campo e do mar e sua comercialização posterior formam o setor da agroindústria. Este setor se baseia em transformar produtos de qualquer atividade agrícola, florestal ou pecuária. Estes processos podem ser tanto artesanais como industriais.

Desde a revolução industrial iniciada no século XVIII a agroindústria utiliza técnicas apropriadas para aumentar os níveis de produção. Deste modo, a automatização dos diferentes processos facilita o controle e a comercialização dos produtos obtidos.

A finalidade de tudo isso é modificar as características físicas, químicas ou biológicas das matérias-primas originárias.

A agro-indústria do milho

O milho é uma matéria-prima essencial em muitas comunidades de América Latina. Se o milho fosse vendido em estado natural, seu preço final seria muito inferior a uma lata de milho. Assim este exemplo permite-nos lembrar que o milho consumido tem um valor adicionado e os profissionais da agro-indústria são aqueles que trabalham para sua otimização comercial.

Do milho pode-se obter a farinha de milho. Primeiramente a matéria-prima é classificada em depósitos e os grãos são organizados dependendo do seu tamanho. Segundamente procede-se à limpeza de resíduos (principalmente pó, areia).

Assim na penultima fase o produto entra em processo de cocção em grandes panelas elétricas e quando o milho atinge seu ponto de cozimento é introduzido em uma máquina refrigeradora que mantém o produto fresco. De seguida partimos para os grãos que são introduzidos em moinhos de martelo para o processo de moagem.

Finalmente a farinha é preparada com uma série de ingredientes (basicamente manteiga, azeite e sal) antes de sua embalagem definitiva.

A agro-indústria do vinho verde

A região de Entre Douro e Minho tem 31% da população portuguesa, e concentra a população mais jovem do país. Constitui a maior concentração de emprego industrial do país.

O Entre Douro e Minho tem como símbolo o vinho verde, coincide geograficamente com a Região Demarcada dos Vinhos Verdes e estende-se pelo rio Minho. Geograficamente, é a maior região demarcada portuguesa, e uma das maiores da Europa. Conta-se que os vinhos verdes foram os primeiros vinhos portugueses a ser exportados durante os séculos XVI e XVII. Seguiam dos Vales do Minho e do Lima para o norte da Europa nos barcos que traziam o bacalhau e produtos manufaturados.

Hoje as exportações dos vinhos verdes representam 50% do volume de negócios no setor. O vinho Verde é já o segundo vinho mais vendido em Portugal, com 16,8% da quota de mercado, sendo 86% das vendas em vinhos verdes brancos.

A engenharia agro-industrial

Os estudos de engenharia industrial apresentam um campo de trabalho bem amplo: sítios privados de produção, cooperativas agrícolas, associações de produtores, departamentos de qualidade e inovação, etc.

Um dos setores da engenharia agroindustrial é o alimentício, na qual é necessário dominar os processos químicos de transformação e gerar produtos de boa qualidade para os consumidores.

Fonte: conceitos.com
eco.sapo.pt

Vindimas Quinta dos Ingleses 2019
Follow by Email
Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram