A Quinta dos lngleses é uma agro-indústria fundada em 1982, com foco na Agrícola, Lacticínios, Pastelaria e Vinícola. As terras altas e as colinas predominantemente agrícolas são, em todos os aspectos, semelhantes às paisagens do sudeste de Inglaterra. Foram essas terras que acolheram, durante algum tempo, visitantes ingleses encorajados pela aliança histórica portuguesa-britânica e por um clima agradável. De acordo com a história dos moradores, em Caíde – Lousada foi assim que a quinta dos ingleses nasceu. Apesar do interesse, a família britânica que costumava ir à quinta nunca se tornou proprietária da mesma. Pertencia à Casa de Alentém e ao longo dos tempos, a quinta passou de proprietário em proprietário e aumentou consideravelmente a sua área. Atualmente, pertence à família de Abílio Pimenta que continua a apostar no seu desenvolvimento. Os terrenos da quinta reúnem no seu todo aproximadamente 10 hectares ocupados por area florestal, vinha e armazens!
Queijo
O sector dos lacticínios produz queijo de leite de vaca pasteurizado. É um queijo macio, de pasta semi-mole e formato quadrado.
Vinho
Estamos localizados na reconhecida zona dos melhores Vinhos Verdes. Produzimos vinhos Brancos, Tintos e Espadeiro.
Azeite
Azeite de categoria superior obtido directamente de azeitonas, unicamente por processos mecânicos. Origem Bragança.
Doces
O sector da pastelaria dedica-se exclusivamente à confecção de Pudins de ovos/laranja, compotas e marmelada.
O sector agrícola consiste em culturas (milho e forragens) destinadas à alimentação dos animais.
O sector dos lacticínios produz queijo de vaca.
A unidade de transformação de leite existente tem a capacidade para processar 20 000 litros/dia. Esta unidade produz essencialmente quatro tipos de queijo. Um deles é o queijo “Quinta dos Ingleses”, que é um queijo macio, de pasta semi-mole e formato quadrado, com uma cura de três semanas. Produz-se ainda dois queijos tipo “Flamengo”, o queijo Bola e o queijo Bola Júnior, que não sendo queijos puramente “industriais” tem qualidades muito próprias.
Finalmente, é produzido também um queijo tipo “prato”, pequeno, com o peso a oscilar entre 600 e as 650 g. Esta unidade, atendendo à sua dimensão e especialidade de queijos produzidos, pode ser considerada como semi-artesanal, o que confere uma qualidade ímpar aos queijos da Quinta dos Ingleses. A produção anual de queijos ronda as 300 toneladas. Integrada, está uma instalação de frio com capacidade de cura para 350 toneladas de queijo ao ano.
O sector da pastelaria dedica-se exclusivamente à confecção de Pudins de ovo, compotas e marmelada , tudo produzido de forma caseira.